quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Notícia do Portal Terra - 10h41 de hoje


Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis
Rachaduras detectadas em áreas do Morro do Baú, em Ilhota, preocupam as autoridades de Santa Catarina diante da previsão de mais chuvas fortes para os próximos dias na região do Vale do Itajaí. No local, já foram registrados pelo menos 20 deslizamentos nos últimos cinco dias.

Na cidade 54 pessoas morreram em novembro do ano passado após uma série de deslizamentos de terra. Na quarta-feira, geólogos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) avaliaram alguns pontos que oferecem riscos de desabamento.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Ilhota, Paulo Drum, pelo menos 20 deslizamentos de pequeno e médio porte foram registrados em decorrência das chuvas desta semana. O temor é de que o problema volte a ser registrado em grande escala, como ocorreu em 2008. "Estamos realizando monitoramentos para avaliar cada caso", disse.

Na noite da última terça-feira, uma grande encosta veio abaixo na região do Alto Baú, interditando acessos a comunidades locais. Com as chuvas dos últimos dias, 1,8 mil pessoas foram atingidas em todo o Complexo do Baú.
Segundo as informações da prefeitura municipal, 80 famílias ainda não retornaram para suas casas. A balsa que realiza a travessia no rio Itajaí-Açú suspendeu os trabalhos desde o final de semana, o que tem dificultado a ação de Bombeiros e Defesa Civil.

No final da tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil de Ilhota solicitou ao governo de Santa Catarina o envio de novos lotes de lonas plásticas. O objetivo é conter alguns deslizamentos que possam ocorrer com as chuvas previstas até o final da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget